Deputado pede ao governo para rever isenção da TEC sobre trigo

Nesta semana, a Câmara de Comércio Exterior ampliou em mais 600 mil toneladas o volume de trigo que pode ser importado sem a TEC, até 30 de novembroO deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) encaminhou ofício ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pedindo revisão da medida que ampliou o volume de trigo isento da cobrança de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC), incidente sobre as importações feitas fora do Mercosul. Na quarta, dia 30, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) ampliou em mais 600 mil toneladas o volume de trigo que pode ser importado sem a TEC, até 30 de novembro. O total liberado neste ano, a parti

Goergen afirmou que a ampliação do volume com TEC zero é um “balde de água fria no produtor, que estava animado com uma perspectiva de receber uma boa remuneração pela saca”. Ele diz que a isenção não chegou em boa hora para os produtores gaúchos, pois é “o único Estado que tem trigo para comercializar”.

– Precisamos de medidas compensatórias para não prejudicar os triticultores brasileiros. Uma saída seria reduzir as alíquotas de ICMS interestaduais – sugeriu o parlamentar.