Área semeada de soja chega a 71% em Mato Grosso

Estado plantou quase 45% da sua área em apenas 15 dias, e colocou este ano como o mais avançado de todos os dados históricos do IMEAA semeadura da safra de soja 2013/2014 continua evoluindo e chega a 71,7% da área destinada à oleaginosa em Mato Grosso, já com a semente no solo. Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado semeou quase 45% da sua área em apenas 15 dias, e colocou este ano como o mais avançado de todos os dados históricos do instituto. O clima favorável é que está possibilitando a boa capacidade de plantio na grande maioria das regiões, junto com a boa estrut

>> Leia mais sobre a soja

Uma das preocupações recorrentes nesta safra é sobre o mercado da soja, que irá passar por um momento decisivo durante esta semana, com a divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Este documento deve trazer os dados atualizados da safra norte-americana, que vão definir a tendência dos preços do grão.

Mercado interno

Houve leve alta nos preços pagos na soja futura no mercado interno mato-grossense na última semana de outubro. O preço médio estadual chegou a R$ 45,67, nesta semana, no contrato com entrega para fevereiro e pagamento em março.

Oferta e demanda

De acordo com o USDA, o volume acumulado de reportes para exportação da soja da safra 2013/2014, até a semana encerrada em 24/10, é de 32,23 milhões de toneladas do grão, o que equivale a 86% da estimativa de exportação norte-americana para esta safra. O grande volume de exportações norte-americanas pode gerar elevação nos preços da soja como forma de retração na demanda.

Exportações por Estado

Durante o mês de setembro, o Brasil exportou 4,9 milhões de toneladas do complexo soja, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O principal produto enviado ao exterior pelo país foi a soja em grão, correspondente a 70% do total, seguida por 26% de farelo de soja e apenas 4% de óleo de soja.
O Rio Grande do Sul foi o estado responsável pelo maior volume embarcado dos três produtos, representando 28% do total das exportações brasileiras. O estado do Paraná aparece em seguida, com participação de 23% nas exportações nacionais do complexo. Mato Grosso exportou 982 mil toneladas em setembro, 62% deste volume em soja in natura, 35% na forma de farelo de soja e 3% em óleo de soja.