Vendas de máquinas agrícolas acumulam alta de 21,7% de janeiro a outubro, diz Anfavea

Com o aumento das vendas de máquinas, o mercado de pneus também está aquecidoAs vendas de máquinas agrícolas acumulam alta de 21,7% de janeiro a outubro deste ano sobre igual período de 2012, para 71.241 unidades. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As vendas internas no atacado atingiram 7.315 unidades no mês de outubro, baixa de 0,9% na comparação com setembro e recuo de 2,4% perante outubro de 2012.

A produção de máquinas agrícolas chegou a 9.995 unidades em outubro, alta de 13,9% na comparação com setembro e avanço de 29,4% em comparação com outubro do ano passado. A produção de máquinas agrícolas acumula alta de 20,8% de janeiro a outubro deste ano sobre igual período de 2012, para 85.819 unidades.

– Nós superamos todo o ano de 2012 de máquinas agrícolas. A Anfavea prevê um crescimento de 18% com 83 mil unidades. Muitas justificativas explicam o bom andamento: as lindas de financiamentos, o crescimento do rendimento agrícola, entre outros. Isso significa que os produtores rurais estão capitalizados – destaca o vice-presidente da Anfavea, Milton Rego.

Em valores, os embarques de máquinas agrícolas totalizaram US$ 392,8 milhões em outubro, alta de 24,2% sobre setembro e avanço de 57,6% ante outubro de 2012. As exportações de máquinas agrícolas em valores subiram 21,5% no acumulado de janeiro a outubro deste ano sobre igual período do ano passado, para US$ 3,046 bilhões.

O total de máquinas agrícolas exportadas chegou a 1.308 unidades em outubro, baixa de 18,9% na comparação com setembro e recuo de 11,4% em comparação com outubro de 2012. As exportações caíram 5,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano sobre igual período do ano passado, para 12.800 unidades.

Mercado de pneus

Com os bons resultados nas vendas de máquinas, o mercado de pneus também fica aquecido já que o setor também está vendendo mais.

A fábrica de pneus, Bridgestone, de Santo André, na grande São Paulo, produz cerca de 30 pneus por dia do tipo AGR, o modelo voltado ao setor agrícola. Como o segmento vem crescendo muito no Brasil, a multinacional quer dobrar a produção. O diretor comercial de pneus de carga e agrícola da empresa, Marcos Aoki, diz que vai aumentar a área e espera até 2015 produzir 60 pneus AGR por dia. Um investimento de 33 milhões de reais na expansão.

– A gente está percebendo que o mercado está bem aquecido no segmento agrícola. Existe também uma necessidade de ganhar produtividade no campo. Então, estamos olhando tanto para o crescimento dos equipamentos, quanto essa produtividade no campo. Isso vai gerar um aumento significativo das máquinas e implementos agrícolas e, consequentemente, um aumento do número de pneus – salienta.

>>Vendas de máquinas agrícolas devem continuar aquecidas no semestre, prevê Anfavea

Clique aqui para ver o vídeo