Preço do trigo cai no mercado brasileiro, aponta Cepea

Avanço da colheita e quedas externas pressionam cotações do cerealO avanço da colheita do trigo no Rio Grande do Sul e as quedas dos preços externos têm pressionado as cotações do cereal no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento de baixa nos preços internos é observado mesmo considerando-se que deve haver necessidade de importação de trigo nos próximos meses e que a Argentina deve produzir menos.

Pesquisas do Cepea mostram que, no acumulado de novembro, os preços do trigo no mercado de lotes (negociações entre empresas) acumulam recuos de 8,9% no Rio Grande do Sul, de 6% no Paraná e de 0,1% em São Paulo. No mercado de balcão, a queda é de 8,1% no Rio Grande do Sul e de 7,9% no Paraná. Em relação aos derivados, a semana foi de reajustes nas tabelas. Mesmo com os recuos do preço da matéria-prima, esse repasse ainda deve demorar a chegar ao consumidor final.

De acordo com dados do Cepea, de janeiro a outubro, a farinha utilizada na fabricação do pão francês acumulou valorização de 36,3%, em termos nominais. O preço médio de outubro/13 foi 48,5% superior ao de outubro de 2012, mas ficou praticamente estável na comparação entre setembro e outubro deste ano, com leve alta de 0,8%.

>> Acesse a página de cotações do RuralBR