As obras da nova fábrica começam em maio de 2014, e devem ficar prontas dentro de 18 meses. A previsão é de que nela sejam processadas mais de um milhão de toneladas de milho, o montante produzido pelo município.
>>Assista e participe do Fórum Soja Brasil nesta quinta, dia 21
– Nós acreditamos que a demanda se aqueça na região como um todo, ou no Estado como um todo. Porque, na verdade, com uma demanda de mais de um milhão de toneladas por ano você precisa de milho de outras regiões. A gente entende que vai ser mais um comprador de milho neste mercado que vai fazer a gente ter mais uma alternativa importante para a região.
Segundo Mendes, os próprios investidores chineses já sinalizaram a necessidade de um incremento da logística na região.
– Eles pensam em logística para tudo. Para compra dos insumos, compra de lenha, para escoar a produção. Então, eles estão pensando no Porto Murtinho, principalmente para originação e entrega dos produtos – comenta.
O prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, já comemora. Segundo ele, a expectativa é de crescimento e desenvolvimento para o município, inclusive de melhorias para a qualidade de vida dos moradores, uma vez que a fábrica deverá gerar novos empregos e renda.