Campanha incentiva consumo de frutas da época no Paraná

Pêssego, ameixa, nectarina, maçã e kiwi serão apresentados com selo de certificado de qualidadeProdutores de frutas da Associação Paranaense de Fruticultores (Frutipar) apresentaram nessa quarta, dia 20, em Curitiba (PR), ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a campanha Frutas Paraná, que incentiva o consumo de frutas da época.

A primeira campanha, que deve ser lançada até o final de novembro, no Mercado Municipal de Curitiba, irá ofertar frutas de caroço como pêssego, ameixa e nectarina. A iniciativa está sendo orientada pelo Sebrae Paraná. Segundo o presidente da Frutipar, Ivanir Leopoldo Dalanhol, posteriormente, outras frutas de época, cultivadas no Estado, como maçã e kiwi, terão o consumo incentivado.

As frutas serão apresentadas com um selo que identificará a marca Paraná como certificado de qualidade para a produção. A campanha visa incentivar o hábito de consumir alimentos naturais e saudáveis, explicou Dalanhol.

Com a chancela de produto saudável, a Frutipar quer criar uma demanda específica para consumo de fruta produzida no Paraná. Para a Associação, é importante explorar os atributos das boas práticas de produção, como a redução de agrotóxicos sobre as frutas.

Dalanhol contou que os produtores de maça vêm recorrendo ao controle biológico para combater a mosca da fruta, principal praga que prejudica os pomares. Com esse procedimento, o produtor só usa inseticida quando realmente há danos nos pomares.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, o Estado produz em torno de 35 mil toneladas de frutas de caroço, entre pêssego, ameixa e nectarina, e a tendência é que os preços das frutas recuem no período de safra, em função da maior oferta disponível no mercado, momento ideal para incentivar o consumo.

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