Nessa sexta, foi realizada uma reunião na Cooperativa Rio do Peixe (Cooperio), com o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske; o secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti e um representante da Unoesc.
Ficou definido que a Unoesc finalizará nos próximos dias um projeto de captação de água para o frigorífico. Este foi um dos motivos, além da crise mundial e da falta de infraestrutura do município, alegado pela direção. O prefeito disse que ficou surpreso com a decisão, pois o município e o governo do Estado já estavam encaminhando a solução.
? Já temos a previsão de recursos, que é de R$ 1,12 milhão do governo do Estado e R$ 500 mil da prefeitura.
O prefeito acredita que, em 30 dias, seja possível lançar o edital de licitação para a perfuração de um poço. A canalização dos efluentes também deve ser feita. Laske disse que a obra teve a colaboração do município com a doação do terreno e terraplanagem, sem falar com o apoio do Estado.
? Essa indústria tem dinheiro público e vamos reabri-la com ou sem a Aurora ? afirmou o prefeito.
Dos cerca de 200 funcionários que foram demitidos, cerca de 50 devem ser encaminhados para a unidade da Diplomata, em Xaxim. O presidente da Cooperio, Décio Sonaglio, disse que foi voto vencido no conselho e disse que vai trabalhar para que o problema da água seja solucionado.