AgriMoney debate estratégias de comercialização da próxima safra

Performance comercial do milho foi abordada durante congresso, que ocorreu em Cuiabá (MT)Na hora de tomar decisões, é preciso estar bem informado. Por isso, o Congresso AgriMoney levou conhecimento e promoveu a troca de experiências em dois dias de palestras em Cuiabá (MT). O congresso foi uma realização do Canal Rural e da Safras & Mercado.

As cotações dos grãos subiram no mercado internacional com a quebra da safra norte-americana em 2012. A soja teve grande valorização, e os produtores brasileiros conseguiram aumentar a renda. Mas, no agronegócio, as mudanças ocorrem de uma safra para outra. Os Estados Unidos recuperaram a produtividade neste ano, e agora a perspectiva de preços mudou.

O Congresso AgriMoney veio para ajudar nas estratégias de comercialização da próxima safra e também na definição da área da segunda safra de 2014. Quem tem mais informação pode tomar as melhores decisões.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Carlos Henrique Fávaro, debateu nesta quarta, dia 27, a performance comercial e as estratégias para uma melhor comercialização do milho. Segundo ele, atualmente o produtor deve buscar alternativas para garantir a viabilidade do grão.  

– É necessário inovar na comercialização do milho. Este é o momento ideal para o produtor procurar essa alternativa, de comercialização futura e de contrato de opções – afirmou.

De acordo com Fávaro, são muitas as oportunidades para planejar uma nova safra de milho com viabilidade econômica e segurança.

Fávaro elogiou as intervenções no mercado de milho em 2013 e comemorou o fato do governo já estar preparado para garantir preços no próximo ano.

– O governo federal não está se omitindo e isso é importante para garantir a competitividade do setor – frisou.

Segundo o diretor geral de Safras & Mercado, Fernando Burgos, o AgriMoney tem por finalidade trazer o funcionamento da dinâmica do mercado de grãos.

– Esta dinâmica independe de nossa vontade. Mas precisamos de gestão para diminuir os riscos – completou.

Para o diretor e consultor sênior de Safras & Mercado, Paulo Roberto Molinari, as expectativas são positivas em relação à produção de milho prevista para 2014 e à renda do produtor.

– Os preços do milho atualmente estão muito bons. A situação é positiva para o produtor e, neste momento, o clima é bem favorável – declarou.

O objetivo do Agrimoney, de acordo com Molinari, é auxiliar o produtor a alcançar patamares rentáveis.

Assista à reportagem do Rural Notícias

Clique aqui para ver o vídeo