Produção de soja na safra 2013/2014 deve ter alta de 10%, aponta AgRural

Consultoria prevê safra de 89,4 milhões de toneladas da oleaginosaA consultoria AgRural manteve, em sua revisão mensal de novembro, a área projetada com soja na safra 2013/2014 em 29,3 milhões de hectares. O valor indica aumento anual de 6%, mas a instituição fez pequenos ajustes para cima na produtividade. A produção está agora estimada em 89,4 milhões de toneladas, uma alta de 10% em comparação com os 88,7 milhões estimados no fim de outubro. "Para a confirmação de grande safra, contudo, é fundamental que o clima se comporte bem em dezembro e janeiro", infor

>> Leia mais notícias sobre soja

Helicoverpa armigera

>>Acesse o especial De Olho na Lagarta Com chuvas generosas no Nordeste, o plantio deu um grande salto na região, deixando para trás o atraso anual registrado até a semana passada. O plantio também avançou em ritmo acelerado no Rio Grande do Sul. Com isso, o plantio da safra 2013/2014 de soja alcançou na sexta, dia 29, 89% da área prevista, com avanço de 10 pontos porcentuais em uma semana e vantagem de 4 pontos na comparação com os 85% de um ano atrás.

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, o plantio ainda não está encerrado somente na porção leste. A semeadura no Estado alcança 99% da área total, ante 98% um ano atrás.

“Chuvas no fim de semana elevaram as reservas hídricas do solo nos locais onde havia maior necessidade de água”, informa a consultoria.

Com 93% da área semeada até sexta, o leste deve encerrar o plantio nesta primeira semana de dezembro. No oeste, as chuvas da semana passada tiveram bom volume e cobertura. Apesar da presença da Helicoverpa, a perspectiva não é de grandes perdas de produtividade. O custo de produção, porém, terá impacto das aplicações extras de inseticidas. No sul do Estado, as chuvas vêm sendo suficientes para manter boa umidade no solo, ainda que não estejam abundantes. No norte, as lavouras estão em pleno florescimento e as chuvas contribuem para que o potencial da safra continue alto.

Em Goiás, as chuvas foram generalizadas na semana e 98% da soja está semeada. Em Mato Grosso do Sul, onde toda a área de soja está plantada desde meados de novembro, parte da safra já vai entrando em granação.

Segundo a AgRural, as chuvas prometidas pelos mapas de previsão vieram generosas na região produtora de grãos conhecida como MaPiToBa (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), levando umidade para quem estava ansioso para plantar. Os produtores da Bahia correram com as plantadeiras, trabalhando inclusive à noite. Em uma semana, o plantio saltou 49 pontos, de 26% para 75%. Com boa umidade no solo, Tocantins também plantou com fôlego redobrado, passando de 45% para 70% em uma semana. O avanço só não foi maior porque os produtores não querem concentrar demais a colheita. No Piauí, a chuva foi tanta que até dificultou o plantio. Mesmo assim, 44% da área está semeada, não muito atrás dos 47% de 2012. No Maranhão, as precipitações também foram bem generosas. O plantio, que já estava adiantado em relação ao ano passado, abriu margem ainda maior, chegando a 80% da área.

No Paraná, as últimas regiões a plantar soja estão finalizando os trabalhos. Na média do Estado, 93% da área está semeada, em comparação com 95% há um ano. No Rio Grande do Sul, as chuvas da semana passada deram ótimas condições para o plantio, que avançou 23 pontos na semana, alcançando 77%. 

Agência Estado