Hong Kong confirma primeiro contágio humano por gripe aviária

Exportações de frango vivo de três fazendas da região foram suspensasHong Kong emitiu alerta de saúde pública após a confirmação do primeiro caso de contágio humano de gripe aviária (H7N9). Uma trabalhadora doméstica de 36 anos, que viajou para a cidade chinesa de Shenzhen no mês passado, foi infectada pelo vírus e está hospitalizada em estado crítico.

O governo local informou que pessoas que tiveram contato com a paciente estão mostrando sintomas leves de gripe e estão sendo isoladas em hospital para observação. O secretário de saúde de Hong Kong disse que o governo elevou seu nível de resposta à pandemia para “sério”, de “alerta”, e acrescentou que está procurando pelos amigos que viajaram com a mulher para Shenzhen.

Hong Kong também suspendeu as importações de frango vivo de três fazendas da região e notificou as autoridades chinesas e da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

H7N9

O contágio humano do vírus H7N9 da gripe aviária foi confirmado pela primeira vez em março, quando a imprensa estatal chinesa informou que duas pessoas em Xangai haviam morrido após terem sido infectadas pela doença. De acordo com a OMS não existem evidências de contágio pelo vírus entre humanos.

>> Taiwan confirma primeiro caso de infecção humana da gripe aviária

Agência Estado