Segundo o diretor da Triunfo, Carlo Bottarelli, a cobrança começará a ser feita a partir de 1º de outubro de 2015.
O leilão ocorreu na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, onde outros quatro grupos disputaram o trecho, que abrange 47 municípios das três unidades federativas. O leilão foi o terceiro do Plano de Investimento em Logística (PIL), do governo federal.
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Trechos da rota em questão são importantes para o escoamento da produção da região Centro-Oeste, por onde trafegam toneladas de grãos, biocombustíveis, alimentos e produtos industrializados.
O grupo empresarial vencedor terá 30 anos de concessão, com investimentos de R$ 7,15 bilhões. O contrato prevê ao vencedor o investimento em exploração da infraestrutura e em prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias, além do contorno de Goiânia (GO). Os serviços serão executados em 630,20 quilômetros das BRs-060 e 153, – desde o entroncamento com a BR-251, no Distrito Federal, até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo – e em 546,30 quilômetros da BR-262 – entre o entroncamento com a BR-153 e o entroncamento com a BR-381, no estado de Minas Gerais.
Participaram do leilão também as empresas Invepar, Companhia de Participações em Concessões, além dos consórcios integrados pela Ecorodovias e pela Queiroz Galvão.
BR-050 e BR-163
No dia 27 de novembro, o Grupo Odebrecht ganhou a licitação de trecho da BR-163, de Mato Grosso. A empresa ofereceu proposta de pedágio de R$ 2,63 para cada 100 quilômetros, valor 52,03% abaixo do teto fixado pelo governo para aquele leilão.
O primeiro leilão do PIL, do trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais, ocorreu em setembro. O consórcio Planalto venceu a licitação ao oferecer a tarifa de pedágio de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros, deságio de 42,38% em relação ao teto do edital.
Neste ano, ainda estão marcados leilões da BR-163, em Mato Grosso do Sul, no dia 17 de dezembro, e da BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora (MG), que acontece no dia 27 de dezembro.
O Programa de Investimentos em Logística prevê a integração de vários modais de transporte. Lançado em 2012, envolve vários órgãos do governo federal, além de parcerias com Estados e com a iniciativa privada. O objetivo é remover os entraves logísticos para o escoamento da produção e melhorar a competitividade da economia brasileira.