Soja Brasil visita Fazenda Boa Sorte, onde acontece a abertura oficial da colheita 2013/2014

Propriedade fica em Goioerê (PR) e apresenta resultados positivos ao utilizar tecnologia IntactaA equipe de reportagem do projeto Soja Brasil visitou no Estado do Paraná a lavoura onde no início do próximo ano será realizada a abertura da colheita oficial da safra 2013/2014. A cerimônia vai simbolizar o maior volume de grãos já colhido em todos os tempos.

Localizada em Quarto Centenário, o nome da fazenda diz tudo: “Boa Sorte”. É o que mais desejam os produtores envolvidos com a safra 2013/2014. Carlos Apoloni, além de ser um deles, é também um dos donos da propriedade. Dos 600 hectares cultivados, 120 são da tecnologia Intacta, exatamente a área onde será realizada a colheita oficial, limitada num espaço de 20 hectares. A soja plantada no início de outubro se desenvolveu bem, em grande parte, segundo o produtor, por causa do uso desta tecnologia:
 
– A variedade tem um desenvolvimento rápido, esta Intacta, este material é um material bem precoce que está sendo plantado aqui. Vamos esperar o final de janeiro, ela estando pronta, mas pelo desenvolvimento inicial, floração, o estágio que ela está agora com 60 dias, tudo ocorrendo bem pra frente com o clima, estamos confiantes com variedade sim.
 
A área de refúgio recomendada para quem adota a tecnologia também está sendo respeitada.
 
– Como a área total tem 600 hectares, e destes 600 hectares tem 120 hectares só de intacta, então o refúgio está feito nas parcelas adjacentes à área. Então está respeitando conforme a gente faz o milho já – explica o produtor.
 
A colheita oficial está marcada para o final de janeiro. Até lá, são ainda quase dois meses, e a soja vai passar por mais cinco estágios. Mas pelo que se viu até agora, o desenvolvimento foi satisfatório e está dentro da expectativa.
 
– Esta lavoura está muito bonita. As lavouras como um todo, aqui na região, estão muito bonitas e as cultivares da Intacta estão mostrando o seu valor. Na verdade porque aqui o agricultor na área onde não é Intacta já teve que fazer duas aplicações de inseticida. E nestas áreas, onde tem esta tecnologia, ele não precisou fazer aplicação de inseticida da lagarta. Então nós estamos com uma boa expectativa, a área está com bom desenvolvimento, e na colheita lá nós vamos ter uma surpresa agradável – planeja o representante técnico de vendas da Monsanto, Gilberto Scipioni.

Durante o evento de abertura da colheita, será possível conhecer a área demonstrativa de seis mil metros quadrados, que já teve aplicação de defensivo de um sistema usado no manejo completo, desde a semeadura até a colheita, incluindo o combate à ferrugem. A área também recebeu fertilizantes especiais em busca de melhores resultados.
 
– A expectativa de produtividade aqui é conseguir atingir melhores produtividades do que a média que se tem na região. Então, conseguir ter um ganho com isto aí. O programa hoje tem um prêmio por cima, o produtor tem que ganhar aquele prêmio e o rendimento, além disto. Então, tem que se pagar aquele prêmio. E para isto tem que ter uma expectativa de produtividade maior do que ele tem em média, né? – afirma o supervisor de mercado da Yara, Guilherme Schmitz.
 
Área escolhida para colheita oficial, a fazenda Boa Sorte tem tudo para representar bem a safra 2013/2014.
 
– Muito bem escolhido, este é um solo argiloso, muito representativo da região de Goioerê. Bastante argila, um solo que tem um potencial de fertilidade e um potencial de rendimento muito alto. Então, o local está muito bem escolhido. A topografia suave ondulada é extremamente representativa da região de Goioerê – analisa o consultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann.