Cresce popularidade do café em cápsula

Empresas brasileiras prevêem crescimento de 18% no volume de vendas até 2017O mercado de café em dose única (cápsulas) cresce rapidamente. Atualmente, os Estados Unidos e a Europa são os principais mercados das "single cups" - outra denominação do café em cápsula. Nos Estados Unidos, o segmento já é o segundo método mais popular de preparo da bebida, sendo responsável pelo consumo de 17% do café no país. Já a Europa responde pela maior fatia do segmento de cápsulas de café no mundo e em alguns países a participação chega a 30% do consumo.

O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo e também é um dos primeiros em consumo da bebida. O mercado de café em dose única chegou há poucos anos no país e hoje representa apenas 2% do total das vendas, porém a expectativa é que este segmento cresça cerca de 18% em volume por ano, até 2017.

Segundo dados da Euromonitor, o número de máquinas vendidas no país cresceu entre 2011 e 2012, influenciando o aumento das vendas de cápsulas de café, que saltou de R$ 24,5 milhões em 2008 para R$ 206,4 milhões em 2012, um crescimento de mais de oito vezes.

– O mercado de café está em constante transformação e nosso principal objetivo é estimular o desenvolvimento de cápsulas de café no Brasil, defender o setor de torrefação nacional, manter a qualidade do cafezinho brasileiro e nos preocupar com a saúde e a responsabilidade com o meio ambiente – afirma Mônica Leonardi, diretora da Leonardi, empresa que investe no desenvolvimento das cápsulas de café.