Semeadura da safra brasileira de soja alcança 94% da área total, diz consultoria

Segundo AgRural, plantio da oleaginosa se desenvolve com alto potencial produtivoA semeadura da safra brasileira de soja alcançou 94% da área total na sexta, dia 6, de acordo com o último levantamento de plantio da consultoria AgRural para a safra 2013/2014. O desempenho representa avanço de 5 pontos porcentuais em uma semana e vantagem de 4 pontos na comparação com os 90% de um ano atrás. A média de cinco anos também é de 94%.

>> Clima segue favorável ao desenvolvimento da safra de soja

>> Leia mais notícias sobre soja

Segundo a AgRural, de modo geral, a safra continua se desenvolvendo bem e tem alto potencial produtivo. Há queixas de falta de chuva, contudo, em algumas áreas, com destaque para o norte do Paraná e o Piauí. Em meados de janeiro, a consultoria voltará a divulgar levantamentos semanais, desta vez sobre a colheita da safra.

Nesta última pesquisa sobre plantio, a AgRural constatou que em Mato Grosso, principal Estado produtor, as chuvas da semana passada mantiveram a boa umidade do solo na porção norte, contribuindo para a expectativa de excelente produtividade nas lavouras. Em contrapartida, já existe preocupação com a ferrugem asiática, cuja disseminação é favorecida pela chuva. Por isso, aplicações preventivas de fungicidas estão sendo realizadas, informa a consultoria.

Em Goiás, as chuvas da semana passada foram dispersas. Os maiores volumes caíram no entorno de Brasília, com acúmulo médio de 50 mm. No entanto, informa a AgRural, a umidade deu as condições que faltavam para o término do plantio. Há previsão de novas chuvas nesta semana, o que deve favorecer as áreas semeadas mais cedo, que já estão formando grãos.

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas estão mais irregulares neste início de dezembro. Enquanto algumas áreas têm recebido bons volumes, outras não veem água há duas semanas. De um modo geral, contudo, o Estado continua com uma safra de alto potencial, com mais da metade das lavouras já florescidas e as primeiras começando a encher grãos.

Poucas áreas restam por semear no Paraná, onde o plantio já alcança 98%. A maior parte dessas áreas se concentra onde a soja avançou sobre o milho de verão. Segundo a AgRural, as áreas mais adiantadas estão com boa colheita garantida para janeiro. Caso as chuvas sejam generosas na segunda quinzena de dezembro, cerca de metade da safra do oeste do Estado estará garantida.

No Rio Grande do Sul, o plantio alcança 90% da área, favorecido por mais uma semana de boas chuvas. Daqui para frente o avanço deve ser mais lento, já que a semeadura será feita sobre áreas novas, como as de pousio (repouso dado para terras cultiváveis que pode durar até três anos) de arroz, e no extremo sul do Estado, onde a soja tomou área de pastagens.

No Piauí, o plantio cobre 50% da área e está atrasado por causa da falta de chuva.

– Na semana passada, apenas a região mais próxima da divisa com a Bahia avançou com a semeadura, pois havia recebido maiores volumes de chuva na semana anterior – informa a AgRural.

O plantio deu um salto na Bahia, graças à chegada de chuvas de bom volume e cobertura, o plantio está em 86% da área, com avanço semanal de 11 pontos. O calor forte faz com que o solo perca umidade facilmente. Por isso, é preciso que chova de forma generalizada para que a safra se normalize. A boa notícia é que há previsão de volumes significativos para os próximos dias.

De acordo com a AgRural, as chuvas recebidas no fim de novembro foram as últimas a cair de maneira generalizada no Maranhão. A umidade do solo, porém, está se mantendo bem até agora. As primeiras áreas plantadas estão em florescimento, enquanto outras ainda estão sendo semeadas. Na média do Estado, o plantio cobre 85% da área.

Agência Estado