Schmid explicou que a cidade está no caminho das estradas BR 470 e BR 282, por onde circulam produções do Rio Grande do Sul e da região Oeste:
– Quando há esse encontro, nós sentimos dificuldades de chegar aos portos. No caminho inverso, nós temos o transporte dos fertilizantes que em razão da BR 280, que liga a BR 101 até o Porto de São Francisco, nós temos congestionamentos que vão até 30 quilômetros.
Ele diz que isso dificulta a logística de Campos Novos e encarece os custos de produção, uma vez que a cidade vive um momento positivo na produção de grãos e importação de fertilizantes.
O secretário lembra que governo de Santa Cataria fez há poucos dias um convênio a nível federal para licitação do trecho da BR 280, que liga o Porto de São Francisco até a BR 101. A outra etapa será de Navegantes até Gaspar.
– E estamos torcendo para que ela chegue até Campos Novos nos próximos anos, para que a gente possa reduzir os custos e que o agricultor tenha um resultado compatível – afirma Vilibaldo Schmid.