Rússia libera unidade de aves da BRF e da Seara para exportar ao país

Frigoríficos estão localizados em Uberlândia (Minas Gerais) e Itapiranga (Santa Catarina)O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia liberou nesta segunda, dia 9, duas unidades de aves do Brasil para exportar ao país. Foram habilitados um frigorífico da BRF em Uberlândia (Minas Gerais), de SIF 121, e outro da Seara, de Itapiranga (Santa Catarina), de SIF 576.

Com a decisão, anunciada depois da missão que estava no país, das 38 unidades de aves brasileiras autorizadas a exportar, nove estão liberadas (estando uma ainda submetida a análises laboratoriais extras de amostras), uma em regime de controle reforçado (porém, a entrada dos lotes também é permitida) e 28 com restrições temporárias.

Com relação a suínos, dos 21 frigoríficos autorizados, seis estão liberados (dois submetidos a análises extras) e 15 com restrições temporárias. Já em relação a frigoríficos que exportam carne bovina, das 56 unidades autorizadas, 34 têm restrição temporária e 22 estão liberadas, sendo duas submetidas a análises extras laboratoriais.

Na última sexta, dia 6, a missão veterinária russa de inspeção aos estabelecimentos produtores de carne bovina, suína e de aves encerrou seu trabalho no Brasil. A avaliação do Ministério da Agricultura foi de que não houve indicação de pontos de fragilidade no sistema de defesa agropecuária nacional e que a reunião de encerramento foi bastante favorável. Um relatório deve ser enviado nos próximos dias pelas autoridades daquele país.