Agricultores gaúchos testam nova variedade de milho transgênico

Cultivar promete combater praga que ataca as lavourasMais de 400 agricultores do Rio Grande do Sul estão testando uma nova variedade de semente de milho transgênico que promete combater uma praga que ataca as lavouras. As sementes da VT PRO 3 começam a ser vendidas em escala comercial em janeiro, quando inicia o plantio da segunda safra.

De acordo com a empresa que desenvolve o produto, o aumento médio de produtividade deve chegar a 4%, o equivalente a 5,5 sacos a mais por hectare. Com as sementes híbridas, produtores esperam combater a larva alfinete, praga de difícil controle que costuma atacar as lavouras de milho.

– Somente trazido pela proteção da raiz, além do ganho de produtividade trazido também pela tolerância ao glifosato e pela proteção contra lagartas, esse ganho pode ser muito maior – afirma o gerente de biotecnologia da Monsanto, Alexandre Chaves.

A praga é mais comum nas lavouras de milho do sul do país por causa do clima, que favorece o desenvolvimento da lagarta. Na região, as perdas podem chegar a 20%. Para minimizar danos, a nova técnica deve trazer mais proteção às raízes das plantas, além de tolerância ao herbicida glifosato, possibilitando um manejo eficiente de plantas daninhas.

Clique aqui para ver o vídeo