Ritmo de negociações no mercado de soja é lento e preços são quase nominais

Setor está alerta ao desenvolvimento da safra 2013/2014, que deve registrar produção recorde, aponta CepeaCom a aproximação do final de ano, as negociações envolvendo a soja vêm se desacelerando a cada dia. Nesse cenário, os preços seguem praticamente nominais, já que o ritmo é lento. Assim, agentes consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estão atentos ao desenvolvimento da safra 2013/2014, que deve registrar produção recorde.

>> Leia mais notícias sobre soja

No geral, as chuvas foram irregulares em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil no início do plantio, o que influenciou o ataque da lagarta Helicoverpa armigera – quatro Estados chegaram a declarar emergência fitossanitária – e, mais recentemente, focos de ferrugem asiática.

>> Veja o especial De Olho na Lagarta

>> Confira o Mapa da Ferrugem

Porém, segundo colaboradores do Cepea, as pragas e fungos foram controlados, visto que foram identificadas no início dos trabalhos de campo. No geral, as lavouras brasileiras estão em fase de desenvolvimento vegetativo e produtores indicam boa qualidade do grão.