Para Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná, estoque de etanol será suficiente na entressafra

Aumento de produção acompanha a demanda interna crescente pelo combustívelOs estoques de etanol nas usinas devem atender com tranquilidade a demanda durante o período de entressafra de cana-de-açúcar, que vai até 1º de abril. Em 1º de dezembro havia 7,830 bilhões de litros armazenados, segundo a Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), 8% mais que os 7,255 bilhões de litros registrados na mesma data de 2012. As reservas, exigidas pelo governo para que os preços do biocombustível não sofram grandes oscilações, devem chegar em 1º de abril a 1,5

– Pelos números apurados com diversas unidades, os estoques estão tranquilos. Temos produto suficiente para o abastecimento interno. Em 2013, as usinas priorizaram a produção de etanol e ofertaram 5 bilhões de litros a mais em relação a 2012 – afirma o superintendente da Alcopar, Adriano Dias.

Esse aumento de produção acompanha a demanda interna crescente, principalmente por etanol anidro, cuja mistura na gasolina passou de 20% para 25% em maio passado. Como resultado, as exportações do biocombustível foram perdendo fôlego ao longo do ano. Em agosto os embarques ao exterior ainda tiverem incremento de 54% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas desde então vêm caindo.

Em dezembro, o tombo foi de quase 80%, para 96,4 milhões de litros de etanol, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Considerando-se o acumulado de 2013, as exportações de etanol pelo Brasil atingiram 2,34 bilhões de litros, queda de 9% ante os 2,56 bilhões de litros de 2012.

>> Leia mais notícias sobre o setor

Agência Estado