>> Leia mais notícias sobre milho
Em 2013, o produtor rural Lucas Perlin colheu 180 sacas de milho por hectare. Este ano, com a falta de chuva, o agricultor viu sua produtividade despencar. Nos 30 hectares que planta, em Pejuçara, região noroeste do Rio Grande do Sul, ele vai colher apenas 100 sacas por hectare – uma redução de 45%.
>> Perspectiva de redução na oferta do milho deve elevar preço da saca do grão
As dificuldades enfrentadas pelos produtores de milho já acendem o alerta para a outra ponta da cadeia produtiva, já que o setor de aves e suínos tem no grão a principal fonte de insumo para a ração.
No ano passado, de acordo com um levantamento do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul, o consumo de milho no Estado foi maior do que a produção. Assim, a conta não fechou. A produção foi de 5,38 milhões de toneladas, enquanto o consumo chegou a 5,87 milhões toneladas. Para suprir a demanda, foi necessário trazer 1,5 milhão de toneladas de outros Estados do país.
Até agora, o sindicato gaúcho acredita que a perda na produtividade está estimada entre 15% e 20%. Apesar disso, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) espera que os resultados não representem mais prejuízos para a região Sul. O presidente da entidade, Francisco Turra, considera importante que o governo federal tenha políticas agrícolas para regular os estoques do país.
>> Cotações do milho mantêm movimento de alta desde dezembro