Programa Eu produzo, Eu preservo destaca a pecuária intensiva

Sistema aumenta a eficiência da pecuária brasileira, gerando mais lucro ao produtor e benefícios ao meio ambienteO Eu produzo, Eu Preservo deste domingo, dia 19, mostra um sistema que aumenta a eficiência da pecuária brasileira, gerando mais lucro ao produtor e benefícios ao meio ambiente. O programa aborda a pecuária intensiva, que destaca a eficiência da pecuária no menor espaço, uma tendência nas propriedades rurais brasileiras.

>> Veja a galeria de fotos do programa

Na fazenda Girassol, no sul de Mato Grosso, o produtor Gilberto Goellner prova que isso é mais que possível. Em sua propriedade, que tem pouco mais de 114 hectares, ele mantém – e muito bem – duas mil cabeças de gado. O segredo está na instalação de um pivô central que rega os pastos de mombaça (uma gramínea altamente produtiva).

O sistema reproduz o formato de uma pizza, onde o gado, a cada dia, ocupa uma fatia do pasto. São 28 piquetes de quatro hectares cada. No centro fica a área de descanso, onde o gado tem sal mineral e suplementação. Nada mais. O sucesso do sistema está na eficiência. O rendimento do peso vivo, considerando a ocupação de 20 animais,  chega a 120 arrobas por hectare em um ano. Na pecuária tradicional, o ganho representa 10% desse sistema.      

Assista ao programa:

Clique aqui para ver o vídeo