Para ajudar o produtor com alternativas de fruteiras melhoradas geneticamente, a Embrapa desenvolve cultivares com características importantes tanto para o consumidor quanto para os produtores de frutíferas, como vai mostrar o programa Dia de Campo na TV desta sexta, dia 24, às 9h.
No programa desta sexta você vai saber mais sobre a produção de frutas para o mercado competitivo, entra elas a cultivar de maracujá BRS Rubi do Cerrado, que produz frutos que podem variar de 120 a 300 gramas com uma média de 170 gramas de polpa. Em pomares comerciais, dependendo do manejo, a cultura pode atingir produtividade superior a 50 toneladas por hectare no primeiro ano de produção.
A cultivar BRS Platina é a mais nova variedade melhorada de bananeira, com características agronômicas e sensoriais muito similares às da prata anã, porém com o diferencial da resistência genética ao mal-do-panamá e à sigatoka-amarela. Os frutos da Platina são muito semelhantes aos da prata anã tanto na forma quanto no sabor, e a BRS Passos, uma lima ácida conhecida como limão thaiti que apresenta produtividade superior à média regional e tendência a florescimento ao longo do ano.
Os materiais lançados dão ao produtor acesso a cultivares com melhor qualidade de frutos em cultivo sustentável, maior produtividade, resistência a doenças e produção na entressafra, gerando renda e melhor qualidade de vida ao produtor, além de oferecer ao consumidor frutos de melhor qualidade com menor impacto ao meio ambiente.
• Leia outras notícias sobre fruticultura