Expoinel escolhe melhores da categoria bezerra

Klade IDM, de 10 meses, do criador e expositor Milton José de Marchi foi a campeãNesta quarta, dia 5, foi decidido o campeonato de bezerra na Expoinel, que ocorre no parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, em Minas Gerais. A categoria abrange animais mais novos, mas, que representam bem o que os criadores buscam selecionar para o mercado.

>> Expoinel reúne tecnologia e genética para raça nelore em Uberaba (MG)

A lista é extensa. O catálogo da Expoinel Minas deste ano tem 169 páginas, com 878 animais para serem julgados. De dentro da sala de processamento de dados, conhecida no parque como “aquário”, os funcionários da Associação Mineira dos Criadores de Nelore, tem uma visão privilegiada da pista. E precisam estar atentos ao cronograma dos julgamentos para a programação da feira não ser comprometida.

Segundo o presidente Associação Mineira de Criadores de Nelore, Renato Barcelos, é preciso julgar cerca de 300 animais por dia para ficar somente os grandes campeonatos para domingo.

Na terça, primeiro dia de julgamento, foram decididos os quatro campeonatos de progênie. Categoria que sofreu mudanças com o novo regulamento da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Agora os animais jovens, de até 18 meses, são julgados separados dos adultos, formando progênie jovem e progênie livre, de pai e de mãe. Foram 114 animais avaliados. E nesta quarta, no fim da manhã, terminou mais um campeonato, o de bezerra, com 174 animais. Klade IDM, de 10 meses, do criador e expositor Milton José de Marchi foi a campeã.

A Expoinel Minas é a sexta exposição oficial da raça nelore do ranking 2013/2014. É apenas o começo de uma temporada para os criadores e expositores mostrarem o resultado dos trabalhos de seleção adotados nas propriedades. Cada marca tem uma particularidade, mas algumas características predominam aqui na pista. Lugar para mostrar hoje o que será realidade nos campos nos próximos anos.

Os pecuaristas que disputam a Expoinel tentam trazer para a pista animais que reúnam características raciais, mas, principalmente potencial econômico.

De acordo com Hélio Boszczovski, da Jatobá Agropecuária, na pista ou no mercado, um animal campeão precisa ter precocidade e vigor reprodutivo.

Os conjuntos de filhos do reprodutor Basco da SM ganharam os dois campeonatos de progênie de pai, o jovem e o livre. A matriz Soviética TE da Sabiá ganhou o campeonato de progênie livre e Mercedita FIV GGOL ganhou o campeonato de progênie jovem de mãe.

Clique aqui para ver o vídeo