Tecnologia para combate e prevenção de pragas é destaque no Show Rural Coopavel este ano

Expositores seguem demanda dos produtores e apostam em novidades para controleChegou ao fim mais uma edição do Show Rural Coopavel, no Paraná. O grande destaque deste ano foi o das novas tecnologias destinadas à prevenção e combate de pragas nas lavouras. O ganho de produtividade também esteve na mira dos expositores, que apresentaram novas variedades e mais precisão nas máquinas.

Veja também:

Show Rural Coopavel 2014 tem meta de aumentar tecnologia e produtividade no campo

Indústria avícola aposta em crescimento e marca presença no Show Rural Coopavel

Milhares de pessoas visitaram a cidade de Cascavel durante esta semana para conhecer as novidades da agricultura na 26ª edição da feira. Produtores rurais não tiveram dúvidas sobre o que desejavam encontrar no Show Rural.

– Tecnologia nova para poder aprender a aplicar na propriedade da gente. A gente tem que vir e saber o que tem de novo em tecnologia de aplicação, para poder combater essas pragas que estão aparecendo ai e tirar o sono da gente – diz o agricultor Adilson Bagio.

– Tecnologias novas e inovação para levar para o campo e melhorar o serviço da gente – reforça o também produtor, Renan Petrassi.

Tecnologia, palavra que estava na ponta da língua dos agricultores. As grandes empresas entenderam bem o recado e apostaram em novidades. A preocupação com as pragas e doenças fez com a Basf desenvolvesse aplicativos e softwares para tablets, a fim de fazer o diagnóstico preciso das lavouras. Os produtores podem comprar o programa e utilizar nas culturas de soja, milho e trigo.

Uma lupa acoplada aumenta em cem vezes o tamanho da folha ou da lagarta, e os resultados da análise podem ser comparados com as imagens e explicações disponíveis no produto. O analista de serviços da empresa, Ricardo Borges afirma que os investimentos nessa tecnologia têm gerado ótimos resultados:

– Essa tecnologia veio por uma demanda do agricultor. Uma mostra de folha e enviar para laboratório e esperar devolver com a resposta. Com isso, ele pode perder o tempo para aplicar de maneira preventiva. Com essa ferramenta ele toma a decisão de manejo mais rápida. O produtor está utilizando e está tendo uma identificação muito boa de identificação precoce de enfermidades.

As máquinas agrícolas costumam atrair olhares curiosos. Nesta edição do Show Rural não foi diferente. Os expositores apostaram nos modelos novos e na precisão de cada um. Um pulverizador, por exemplo, promete maior controle de aplicação e, consequentemente, deve ajudar na produtividade da lavoura.
 
– Esse equipamento permite que o operador fique mais focado na pulverização, então ele vai dar mais rendimento e o operador vai poder olhar. A máquina vai se direcionar, está equipada com controle automático que proporciona. Pela qualidade e eficiência que a aplicação vai atingir seu alvo e eficiência. A máquina vai render muito mais do que uma máquina sem alta tecnologia – explica o especialista em agricultura de precisão Maurício Menezes.

A ciência e a pesquisa também marcaram forte presença na feira. A Embrapa lançou uma cultivar que promete mais produtividade e eficiência no uso das terras. A cultivar de ciclo precoce promete bons resultados.

– É um material que oportuniza o plantio no cedo. A planta cresce bem, é extremamente produtiva e resistente a nematoides. São características que agregaram muito na cultivar – conta a pesquisadora da Embrapa Divânia de Lima.

Clique aqui para ver o vídeo