Algodão se mantém como melhor alternativa de plantio no Centro-Oeste

Perspectiva de aumento da receita fundamenta o incremento observado na área de plantio e da produção nacional, diz ConabOs produtores de algodão devem apresentar na safra 2013/2014 receita financeira superior ao custo de produção, divulgou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça, dia 11. De acordo com a Conab, o algodão continua como a melhor alternativa de plantio na região Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso.

>> Leia mais notícias de algodão

De acordo com os técnicos da Conab, os indicativos de preços atuais e futuros para a venda da fibra são considerados remuneradores. A perspectiva de aumento da receita fundamenta o incremento observado na área de plantio e consequentemente da produção nacional. A mais recente pesquisa realizada pela Conab projeta um volume de produção de 1,642 milhão de toneladas de pluma, ou seja, ligeiramente superior em 0,5% ao que foi anunciado no levantamento anterior.

Exportação

A Conab fez leve ajuste nas projeções de embarques para 2014. A estatal informa que a alteração foi necessária, pois o montante de pluma negociado no período de janeiro de 2014 apresentou bom desempenho. O volume total registrado na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) destinado ao mercado externo para o ano safra 2013/2014, posição de 31 de janeiro passado, já soma 311,9 mil toneladas em comparação as 262,9 mil toneladas observadas no mesmo período do ano passado. Assim, o novo prognóstico de embarques estimado pela Conab para o exercício de 2014 passa a ser de 550,0 mil toneladas, significando um incremento de 2%, em comparação à previsão anterior.

Considerando a atual conjuntura, a configuração do quadro de suprimento estimado para 2014 passa a ser a seguinte: oferta total do produto (estoque inicial + produção + importação) é de 2,030 milhões de t, enquanto a demanda total (consumo interno + exportação) é estimada em 1,470 milhão de toneladas.

Estoques

A previsão é de um estoque de passagem no encerramento do exercício de 2013 de 368,5 mil toneladas de pluma, que equivalem a três meses de consumo, sinalizando “uma situação de abastecimento apertado”. Em 2014, a partir de um maior volume de produção, haverá uma recomposição dos estoques de passagem, devendo totalizar 560,1 mil toneladas de pluma. Esse volume deve ser suficiente para suprir a demanda da indústria nacional na entressafra e mais exportações por um período aproximado de 4,6 meses.

Segundo a Conab, a produção da primeira safra (32,6 milhões de toneladas) somada à segunda (42,8 milhões de toneladas) deve totalizar 75,5 milhões de toneladas.

>> Leia também:

>> Conab prevê safra recorde 2013/2014 de 193,6 milhões de toneladas

>> Mercado brasileiro de algodão deve apresentar preços altos até chegada da nova safra

Agência Estado