Preço do algodão se enfraquece com menor demanda

Embarques da pluma caíram 67% em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2013Os preços do algodão têm registrado ligeiras quedas no mercado brasileiro, de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre 4 e 11 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em 8 dias caiu 0,44%, fechando a R$ 2,2896 por libra-peso nessa terça, dia 11.

>> Novo preço mínimo do algodão cobre custos da safra, diz Neri Geller

Agentes de indústrias, um pouco mais abastecidos, têm se retraído do mercado e, dessa forma, relutaram em aceitar os preços pedidos pelos cotonicultores.

>> Confira a cotação do produto

Vendedores, por outro lado, estão firmes nos preços pedidos. Esses produtores, conforme informações do Cepea, estão com as atenções voltadas à colheita de soja ou às atividades de cultivo e manejo do algodão.

Quanto aos embarques da pluma, segundo dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em janeiro, o volume foi 52,7% menor que o de dezembro, totalizando apenas 21,4 mil toneladas. Em comparação a janeiro de 2013, a queda é ainda maior, de 67%.