Cade inclui julgamento do Consecitrus na pauta da próxima sessão

Julgamento do ato de concentração da formação do Conselho pode ocorrer no dia 19 de fevereiroO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) incluiu, na pauta da próxima quarta, dia 19, o julgamento do ato de concentração da formação do Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja (Consecitrus). A entidade foi criada em abril de 2012 para ser um foro paritário entre indústria e produtores de citros, mas, antes mesmo de ser formalizada, passou pelo crivo do Cade. Com isso, quase dois anos após a criação, o Consecitrus nunca funcionou.

A inclusão do Consecitrus como o sexto item da pauta da sessão da próxima semana do Cade acontece no limite para que o relator do processo, conselheiro Ricardo Machado Ruiz, apresente o parecer. Ruiz deixa o Cade no dia 22, após cumprir dois mandatos no órgão antitruste.

Caso Ruiz autorize o funcionamento do Consecitrus, a expectativa principal do setor é como o relator definirá a composição do conselho, com a divisão de votos entre indústria e produtores, bem como a definição da participação de entidades de produtores no futuro conselho.

As principais representantes do setor produtivo de laranja, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) e a União dos Produtores de Citrus (Unicitrus) já se manifestaram e mostraram divergências quanto à representatividade de cada uma. Já a Câmara Setorial da Citricultura do Ministério da Agricultura defendeu a participação ampla de produtores de todos os estados no Consecitrus.

>> Câmara Setorial propõe ampla participação de produtores no Consecitrus

Agência Estado