Safra de perdas por causa da seca será inevitável no Paraná, afirma Embrapa Soja

Estiagem matou plantas e aumentou o volume de soja verde no EstadoA seca que atingiu o sul do país durante janeiro deixou como rastro uma situação grave nas lavouras de soja do Paraná. A repórter Kellen Severo conversou com João Batista durante o programa Mercado & Cia desta terça, dia 18, e descreveu um cenário de plantas mortas, grãos murchos e verdes e produtividade média de 30 sacas por hectare.

Na viagem pelo Estado, Kellen conversou com especialistas da Embrapa Soja de Londrina. Segundo os pesquisadores, este será um ano incontestável de perdas, e mais: pode faltar sementes de soja para a safra 2014/2015. A constatação se deve ao alto volume de sementes verdes encontradas nas lavouras paranaenses neste período de colheita.

Kellen Severo conta que os pesquisadores da Embrapa já fizeram uma solicitação formal junto ao Ministério da Agricultura, pedindo a inscrição de novas áreas destinadas à produção de sementes no país.

– Ou seja, o calor já trouxe prejuízos nesta safra atual. E vai ter repercussões para a próxima – afirma Kellen.

Veja mais nesta quarta

Não perca nesta quarta, dia 19, no Rural Notícias, uma reportagem completa sobre os impactos da seca e do alto volume de soja verde nesta safra e na próxima temporada.