Produção de etanol de milho no Brasil preocupa setor de ração animal

Veja este e outros assuntos relacionados à segurança alimentar no Global Agribusiness Forum deste domingo, dia 23Segurança alimentar a segurança energética são tópicos muito discutidos na academia e no setor privado. Ocupando o quarto lugar na produção mundial de rações, o Brasil tem um papel importante nesse tema. Para falar sobre o assunto, Guilherme Nastari, do Global Agribusiness Forum, recebe o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani.

– Estamos atrás da China, Estados Unidos e da União Europeia, isso considerando todos os 27 países da União Europeia – aponta Zani.

O especialista também falou sobre a preocupação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) com o tema da segurança alimentar. Para a agência, o desenvolvimento da aquicultura industrial é um passo importante para a garantia da segurança alimentar dos países.

O programa ainda abordou a questão da tributação sobre a cadeia de produção de rações e da produção de etanol a partir do milho.

– A produção de etanol de milho nos traz muita preocupação. O exemplo dos Estados Unidos não foi muito feliz – analisa o presidente do Sindirações.

Ele explica que a valorização do cereal foi muito grande nos últimos anos e que o etanol de açúcar é menos nocivo ao meio ambiente.

Assista à entrevista na íntegra.

Clique aqui para ver o vídeo