Excesso de chuvas preocupa produtores de algodão de Sorriso (MT)

Situação pode levar a perdas de até 20% na produtividade da safra 2013/2014O excesso de chuvas na região de Sorriso, em Mato Grosso, nos últimos dias, está deixando os produtores de algodão preocupados.  Segundo o produtor Gustavo Piccoli, vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o excesso de chuvas vem comprometendo o stand das plantas de algodoeiro e impedindo a realização dos tratos culturais (aplicações de defensivos para o controle de pragas e doenças).

Somente na noite de domingo para essa segunda, dia 24, o volume de chuvas foi de 100 milímetros no município, informou Piccoli.

– Caso continue a chover na mesma intensidade,  poderá haver perdas da ordem de 10% a 20% na produtividade da safra 2013/2014 no Núcleo Regional Norte – comenta Piccoli.

Na segunda, o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, decretou estado de emergência no município. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso,  Laércio Pedro Lenz, muitas fazendas da região estão completamente isoladas por causa da situação de pontes e estradas de acesso às principais rodovias.

Lenz acrescentou que o tráfego na BR-163, no trecho entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, voltou a ser restabelecido em mão única. Na madrugada de sábado, dia 22, o rompimento de uma represa deixou a BR totalmente interditada nos dois sentidos.