Estiagem deve causar 40% de quebra nas lavouras de grãos em Santa Catarina

Produção de sementes, porém, deve superar a do ano passadoA estiagem pode causar quebra de até 40% na produção de grãos no meio oeste de Santa Catarina. A cultura mais prejudicada é a do feijão, seguida pelo milho e soja. Apesar disso, a seca não deve afetar a produção de sementes, que se mantém estável e deve superar a do ano passado.

O produtor Sérgio Mânica tem cerca de 1.500 hectares de plantações de grãos. Este ano, a seca que atinge a região desde o fim do ano passado atrapalhou os planos do produtor. Mânica diz que a situação só não é pior porque a produção de sementes deve vir dentro do esperado. A colheita começa nas próximas semanas.

Para 2014, a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos), a maior produtora de sementes da região Sul do país, espera que os números superem os resultados de 2013. Da Copercampos devem sair cerca de um 1.900 milhão de sacas de 25 e 40 quilos, com um preço 5% mais alto em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
Com receio de prejuízos ainda maiores, os produtores estão buscando na 19° Edição da Copercampos, alternativas para minimizar os danos nas lavouras. Todos os experimentos são feitos sem a utilização de irrigação e podem se tornar mais uma opção para o produtor.