Embarques mundiais de café recuaram 8,4% em janeiro, segundo a OIC

Organização realizará reunião do Conselho Internacional do Café nesta semana em Londres, na InglaterraA exportação mundial de café apresentou queda de 8,4% em janeiro passado, em comparação a igual mês de 2013. Foram embarcadas 8,65 milhões de sacas de 60 quilos ante 9,45 milhões de sacas em janeiro de 2013. A informação foi divulgada nessa sexta, dia 28, pela Organização Internacional do Café (OIC).

A exportação mundial nos quatro primeiros meses do ano cafeeiro 2013/2014 (outubro 2013 a janeiro de 2014) apresentou redução de cerca de 8,7% em comparação com os quatro primeiros meses do período anterior.

Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro de 2014, a exportação de café arábica totalizou 68,48 milhões de sacas, em comparação com volume de 67,95 milhões de sacas no ano anterior. O embarque de robusta no período foi de 40,03 milhões de sacas, em comparação com 44,17 milhões de sacas.
  
Reunião do Conselho

A 112ª sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela OIC, vai ocorrer a partir de segunda, dia 3, até sexta, dia 7, em Londres, na Inglaterra. Uma delegação brasileira, chefiada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, terá a participação de integrantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), da Embrapa e de parlamentares, além do diretor do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, Jânio Zeferino da Silva.

Na pauta da reunião, se destacam assuntos como a situação do mercado. Paralelamente ao encontro, será realizado o Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, órgão criado no âmbito do Acordo Internacional do Café de 2007 e o Seminário para o fornecimento sustentável no mercado de café. Também durante o evento, será lançada a proposta do país que será a sede da 4ª Conferência Mundial do Café, em 2015. No páreo estão a Itália, a Etiópia e a Colômbia.  

>> Leia também:

>> Chuva pode amenizar perdas no café, mas quebra é irreversível, diz analista

Agência Estado