As nove fazendas com a ordem de desocupação ficam em Marabá Paulista. Segundo o coordenador do movimento, Cícero Bezerra de Lima, as famílias deixaram o local e foram para a Fazenda Figueira, na mesma cidade, que já estava ocupada. Segundo ele, as famílias aguardam a chegada dos oficiais de justiça com as ordens de reintegração de posse e a orientação do movimento é que não haja nenhum tipo de resistência.
O chamado Carnaval Vermelho realizou invasões em propriedades nos municípios de Marabá Paulista, Presidente Bernardes, Dracena, Pauliceia, Rancharia, Assis e Andradina. As informações até agora dão conta de que mais 360 famílias estão acampadas nas fazendas. A ação é organizada por José Rainha Júnior, fundador do MST de Base, uma dissidência do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST).
Em nota divulgada para a imprensa na segunda, dia 3, o Instituto de Terras do Estado (Itesp) afirmou que o governo de São Paulo “é contra as ocupações” e que o Estado “desenvolve uma política transparente de implantação de assentamentos e está sempre aberto aos diálogos objetivando soluções pacíficas para as questões que envolvem o tema”.