Liberdade de escolha é segredo na sucessão familiar, afirma produtora do Paraná

Família Menin é exemplo de sucesso para um desafio comum nas propriedadesEntre muitas famílias que trabalham com o agronegócio, dar continuidade às atividades da propriedade ao longo de gerações é um desafio. Mas no município de Mamborê, no Estado do Paraná, a equipe Soja Brasil encontrou uma história onde a sucessão familiar foi um sucesso.

Entre os Menin, a receita está no preparo dos filhos para a vida adulta:

– Você não prepara ele para ser seu sucessor. Você prepara para ele ser autônomo, para ele ser autossuficiente. Você prepara para que ele seja um vencedor naquilo que ele se propor a fazer – explica a matriarca, Cleuza Menin.

Para ela, o ambiente familiar é o que determina a decisão de um filho em seguir carreira no negócio dos pais. Murilo Menin é o sucessor de Cleuza, e sempre esteve livre para fazer esta escolha.

– Talvez essa liberdade de escolha proporcionou que ele viesse comigo – afirma a mãe, que assegura melhoras desde que fulano assumiu a propriedade. Entretanto, salienta, é importante ter humildade para aceitar um novo modelo de gerência:

– São ideias novas, com mais força, com mais coragem. Se você tiver a humildade de entender que pode ser que esteja mais certo que você, as coisas vão melhorar muito.

Murilo Menin conta que o caminho até a sucessão familiar é longo. Desde criança ele acompanha as atividades da mãe, e investiu em estudo e experiência fora para se preparar.

– Para não vir ser aqui na fazenda mais uma pessoa só. Para a gente ser um diferencial, para vir aqui e buscar mais produtividade, mais tecnologia, e eu acredito que a gente esteja tendo um bom sucesso neste sentido – diz.

Para as próximas gerações, o produtor afirma que seguirá os passos da mãe. Vai preparar os filhos para que tomem suas próprias decisões, e torce para que eles deem continuidade aos negócios da família Menin.

Clique aqui para ver o vídeo