Audiência pública debate demarcações de terras indígenas em Santa Catarina

Encontro da Câmara dos Deputados ocorrerá nesta sexta, dia 14, em ChapecóPara debater sobre a legalidade e sistemática da demarcação de terras indígenas no Estado e no Brasil, a Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta sexta, dia 14, em Chapecó (SC). Em pauta a proposta de Emenda Constitucional (PEC 215) que visa alterar a Constituição sobre a política indigenista no país. O evento acontecerá na sede da AARA Cooperalfa, das 14 às 18 horas.

>> Leia mais sobre a questão indígena

As áreas já demarcadas em reservas indígenas, atualmente no Brasil, correspondem a 13% do território nacional sendo que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende ampliar para 25%. 

De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) e coordenador do evento, não é aceitável que se desapropriem terras de produtores rurais que produzem e trabalham para destinar às áreas indígenas, desrespeitando os títulos legais e o direito de propriedade.

– Não se questiona que as terras indígenas, de que trata a Constituição de 1988, pertençam aos índios antes de 05/10/88. Entretanto, em relação àquelas que são dos produtores, há que ser aplicado o mesmo direito e a legitimidade, preservando o direito de propriedade – relata Colatto.

A PEC 215 transfere ao Congresso Nacional a competência pela homologação de terras indígenas. Da audiência deve ser elaborado um documento com as considerações apresentadas e entregue à Comissão Especial.