Broca do café faz governo declarar emergência fitossanitária em Minas Gerais

Prazo de vigência do estado de emergência será de um anoO Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária no Estado de Minas Gerais, por causa do "risco iminente de surto pela infestação da praga broca do café (Hypothenemus hampei). A determinação foi publicada por meio da Portaria Número 188, no Diário Oficial da União.

• Leia outras notícias sobre cafeicultura

Conforme a portaria, será de um ano o prazo de vigência da emergência fitossanitária e da adoção das medidas emergenciais. A medida, segundo o ministério, considerou a gravidade pelo ciclo curto e grande capacidade de proliferação da praga, “a baixa capacidade de resposta disponível pela ausência de alternativas eficientes para seu manejo e os efeitos sobre a economia agropecuária por causar grandes perdas na produtividade e qualidade de café”.

Para evitar que esta praga perca seu controle no Brasil, o Mapa fará uma ação de contingência, que envolve um plano de manejo e medidas emergenciais, que serão estabelecidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

– A broca do café é uma praga de produção e de qualidade, diminui a produtividade e piora a qualidade na exportação do café. Não pode voltar a ser uma praga de importância no Brasil  – afirma o diretor de Sanidade Vegetal do Ministério, Luis Rangel.