>> Veja outras reportagens da série Rebanho Gordo
Na fazenda Santa Fé, localizada no município de Santa Helena de Goiás (GO), é bonito ver o vermelho da pelagem dos garrotes da raça bonsmara em contraste com o verde do tífton. Esse capricho todo tem um motivo econômico muito forte: a produção de uma carne que promete ser especial. Produto pelo qual os consumidores, segundo um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estão dispostos a pagar de 20% a 70% a mais em comparação às outras carnes.
Os animais chegam na fazenda logo após a desmama, com aproximadamente oito meses de idade. Toda a recria é feita no pasto com capim de qualidade e suplementação energética. Esse cuidado pré-confinamento faz uma grande diferença na terminação da carne diferenciada.
Os bezerros são comprados em propriedades parceiras, acompanhadas pela fazenda Santa Fé. Ficam na recria por uns 10 meses e todos os machos são castrados.
– O tífton tem uma fonte melhor de proteína. E como esses animais são exigidos o quanto antes começarem a tratar, quando chegarem no confinamento vão ter um desempenho melhor – explica o engenheiro agrícola Adalberto Viana da Silva.
Os garrotes entram no confinamento com 12 arrobas em média e 18 meses de idade. Juntos com outro lote de animais da raça angus, também recriados na fazenda. O período de terminação é maior que o dos outros bois. Eles ficam cerca de 120 dias nos currais de engorda. Tempo necessário para que aconteça a deposição de gordura e o marmoreio da carne, principalmente no contra-filé. E não é só isso. A alimentação do lote também é diferenciada. Tem um teor maior de energia se comparada a dos outros animais.
– A fonte energética é o sorgo e chega a 10% mais de sorgo disponibilizado para os animais, que vão ter melhor acabamento de carcaça, maior espessura e sabor – relata o gerente de produção, Leandro Del Acqua.
O abate é terceirizado e a carne desses animais vai para uma loja na cidade de São Paulo, onde o quilo do produto é vendido, em média, por 30% a mais que o quilo da carne comum.
– É uma carne nobre, com sabor diferenciado, é um mercado promissor – declara Del Acqua.