Governo define vazio sanitário como forma de defesa contra pragas

Instrução normativa nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União, na edição desta segunda, dia 17O Ministério da Agricultura estabeleceu a estratégia de vazio sanitário como ferramenta de defesa para o controle de pragas não quarentenárias de interesse econômico no Brasil como parte da política fitossanitária nacional. Instrução normativa nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União, na edição desta segunda, dia 17.

A normativa esclarece que vazio sanitário é considerado “o período pré-definido de ausência total de plantas vivas de uma espécie vegetal em uma determinada área, com vistas à redução do inóculo de doenças ou população de uma determinada praga”.

Para implementação do vazio sanitário serão definidos, por meio de outra instrução normativa da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA): o calendário de plantio por espécie vegetal; as pragas a serem controladas; e as áreas abrangidas pela medida do vazio sanitário. O Artigo 4º informa, ainda, que “é de responsabilidade do produtor, proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título das áreas produtoras promover, às suas expensas, a eliminação das espécies vegetais definidas pela SDA durante a vigência do vazio sanitário”.