Preços do trigo seguem em alta no Brasil

Baixos estoques atuais e necessidade de importações continuam dando o tom altista às cotaçõesOs preços do trigo têm subido no mercado de lotes brasileiro, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os baixos estoques atuais e a necessidade de importações para manter o abastecimento interno continuam dando o tom altista às cotações.

As compras externas têm origens principalmente dos Estados Unidos, onde o produto segue valorizado devido à seca no país. No Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltou a reduzir a expectativa de produção da safra atual e indicou exportações irrisórias.

Os novos dados da Conab apontam que a área do Paraná na temporada 2013/2014 deve ter elevação de 28,3% sobre 2012/2013 (para 992,8 mil hectares), mas a produtividade foi reajustada, com recuo de 32%, indo para 1.856 quilos por hectares. Assim, a produção paranaense ficou em 1,84 milhão de toneladas, 12,8% menor que a da temporada passada.

Com menor disponibilidade no Paraná, a concorrência pelo produto gaúcho está cada vez mais acirrada. Nos últimos dias, os preços das regiões do Rio Grande do Sul, inclusive, foram os que mais se elevaram.