Audiência aborda defasagem no preço pago do trigo aos produtores gaúchos

Setor se reuniu para debater a atual situação da cultura no EstadoA Farsul e sindicatos rurais do Rio Grande do Sul participaram de uma audiência pública nesta quinta, dia 20, no plenarinho da Assembleia Legislativa, para debater a atual situação da cultura do trigo no Estado. O principal assunto abordado foi a defasagem no preço pago aos produtores.

• Leia mais sobre trigo

O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, explica que o encontro serviu para apresentar uma radiografia do que está acontecendo com o trigo gaúcho neste momento e projetar ações para o futuro.

– Prospectarmos ações efetivas do parlamento gaúcho, com o apoio da federação, através dos nossos quadros técnicos, para juntos buscarmos uma solução que envolve o aumento de área cultivada e a garantia de preço – afirma.

O dirigente considera as decisões importantes para que o produtor se sinta estimulado em plantar e, principalmente, obter renda, pois é ela quem traz os resultados que são benéficos para todo o setor. O deputado Pedro Westphalen prometeu trabalhar pela criação de uma Frente Parlamentar do Trigo, com o obejtivo debater permanentemente o tema devido à importância da cultura para a economia gaúcha.

Jardim avalia como positivo o resultado da audiência.

– A demanda que saiu da Farsul foi plenamente acolhida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, consequentemente, isso nos deu a sensação de dever cumprido – pondera.

Leia mais:

• Produtores do Paraná apostam contestam previsão oficial para o plantio de trigo no Estado