Instrução define regras para realização de previsão de safra de cacau

Medida considera a necessidade de um instrumento que oriente e discipline o processo de previsão de safras de cacau em amêndoas nas regiões produtorasO Brasil vai realizar previsão de safra de cacau. Iniciativa neste sentido foi anunciada por meio de Instrução Normativa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda, dia 31.

A medida considera, entre outros fatores, a necessidade de um instrumento que oriente e discipline o processo de previsão de safras de cacau em amêndoas no âmbito das regiões produtoras do Brasil. A previsão de safra de cacau em amêndoas respaldará, ainda, definição da política agrícola no que se refere a importação do produto e também servirá para nortear a comercialização de cacau e outras políticas, como a de garantia dos preços mínimos.

A Ceplac atua em seis Estados brasileiros abrangendo 270 municípios produtores de cacau, onde tem três superintendências: Bahia, Pará e Rondônia, e três gerências: Espírito Santo, Amazonas e Mato Grosso.

A normativa estabelece, entre outros procedimentos, treinamento do pessoal envolvido; aquisição de equipamento digital para coleta de dados; determinação da densidade média de cacaueiro por hectare, idade e variedade; determinação do número de frutos necessários para se obter 1 arroba de cacau seco e localização geográfica das áreas selecionadas. 

Agência Estado