Médico veterinário ensina a doma racional de equinos na Tecnoshow Comigo

Atividade é gratuita e acontece na quarta-feira, dia 09, às 10h30Os produtores rurais que passarem pela Tecnoshow Comigo, nesta quarta-feira, dia 09, vão ter a oportunidade de aprender cuidados de amansamento e como despertar a confiança do cavalo para obedecer aos comandos do dono.

• Tecnoshow Comigo deve superar R$ 1 bilhão em negócios

– É preciso ir se aproximando aos poucos e mostrar ao equino que o domador não é um predador. O animal arisco, chucro está sempre com os instintos aflorados e a qualquer sinal de perigo, ele se esquiva. Então, toda a aproximação deve ser com cuidado, com carinho – explica o médico veterinário Leonardo Feitosa, responsável pela aula.

O amansamento de equinos exige que o proprietário conheça as características da raça e a história do animal. É preciso também saber interpretar o que o cavalo emite.

– Por exemplo, quando ele está arisco e atento, a cabeça fica erguida, observando o que ocorre ao redor. É um sinal também de mostrar quem manda no lugar, a tal da hierarquia. Quando o domador consegue se aproximar, o cavalo já começa a conversar, abaixando a cabeça e permitindo o contato – orienta.

Para o trabalho podem ser usadas ferramentas, como cordas, por exemplo. Elas funcionam como uma extensão do corpo do domador durante o contato com o animal. Quando o cavalo permite a aproximação, o ideal é acariciá-lo, tratá-lo com cuidado, para que ele perceba que o domador não é uma ameaça, não oferece perigo. Dessa maneira ele se tornará mais dócil ao trabalho.

A atividade acontece a partir das 10h30, no Redondel da área de Dinâmicas de Pecuária, da Tecnoshow Comigo.