Federação da Agricultura do RS deve pedir revisão do preço mínimo do trigo

Ministro Neri Geller se comprometeu a corrigir o valor caso seja comprovado problemaA Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) está analisando os dados da Conab, para discutir com o Ministério da Agricultura a revisão do reajuste de 5% no preço mínimo do trigo. Segundo a entidade a tabela de custo de produção do governo, que serve de base para a fixação de valores, está defasada.

– As despesas de custeio da lavoura, utilizadas pela Conab, são a referência na definição do preço mínimo e as mesmas apresentam redução de valor em comparação com as anteriores. Este é o caso de Passo Fundo: na safra de verão (2013/2014) o  total é de R$ 1.180,98/ha, o equivalente a 63,06% do custo total.  Para a safra de inverno, cai para R$ 1.141,40/ha, respondendo por 52,05% do custo de produção – explica o presidente da comissão do trigo da Farsul, Hamilton Jardim.

Caso seja comprovada a falha na tabela da Conab, o ministro da Agricultura, Neri Geller, se comprometeu a atender o pedido dos produtores e rever o reajuste, em reunião na última terça, dia 08, em Brasília.