Seneri Kernbeis Paludo é o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura

Também foi nomeada, para a Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Cleide Edvirges Santos LaiaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nomeou nesta sexta, dia 11, como novo secretário de Política Agrícola (SPA), Seneri Kernebeis Paludo. O cargo era ocupado pelo atual ministro da Agricultura, Neri Geller, que assumiu o comando da pasta em março. Também foi nomeada, para a Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Cleide Edvirges Santos Laia. As determinações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 11.

O novo secretário da SPA é graduado em Agronomia e pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios. Começou a carreira como treinee da BM&F e foi superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Atualmente, exercia o cargo de diretor Executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, além de secretário Executivo do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste; membro da Câmara Setorial da Cadeia de Soja do Mapa e do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Mato Grosso e conselheiro do Sebrae (MT).

Já Cleide Edvirges Santos Laia é funcionária de carreira da Conab (MG), graduada em Serviço Social, especialista em República, Democracia e Movimentos Sociais, com mestrado em Administração de Empresas. Pela Conab, a nova secretária da SPAE foi gerente Financeiro e Administrativo e ocupou o cargo de superintendente Regional. Laia também foi assessora da Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais de 1997 a 2002 e, antes de assumir a secretaria do Mapa, ocupou o cargo de chefe de Gabinete do ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Diário Oficial também indicou a exoneração de Ênio Marques do cargo assessor especial do ministro. No início do ano, Marques havia sido sondado para o Ministério da Agricultura. Ex-secretário de Defesa Agropecuária, o veterinário Marques estava no cargo desde agosto do ano passado. O posto de assessor especial será assumido por André Claudir Schaedler.