Produtores rurais estão cada vez mais conectados com o Canal Rural

Pesquisa mostra que nosso portal é o segundo site do setor do agronegócio mais acessadoTanto na TV, quanto na Internet, o Canal Rural é o preferido dos produtores segundo dados de uma pesquisa realizada pela Ipsos, por encomenda da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA). O nosso portal é o segundo site do setor do agronegócio mais acessado pelo produtor rural e quase metade dos entrevistados pela pesquisa acessam a internet diariamente.

Como a pesquisa mostra, o comportamento do produtor no campo mudou nos últimos anos. A tecnologia dos aparelhos móveis, a Internet e as facilidades do ambiente virtual atravessaram a porteira e hoje fazem parte do cotidiano. Um exemplo é Ricardo Viacava, que recebeu a fazenda do pai, onde mora desde o nascimento. Há quatro décadas, o pecuarista acompanha esta transformação.

– A gente tinha uns livros, anotava tudo na mão, depois tínhamos que processar estes dados, era demorado, os computadores eram caríssimos e muito ruins comparados aos que a gente tem hoje – relembra.

Hoje, Viacava acompanha os leilões pelo tablet. O aparelho também oferece as informações de tempo, cotações e notícias.

 – É uma rotina, a gente não vai pro curral hoje se não tiver um iPad, um notebook na mão, pra poder acessar as informações e lançar os relatórios direto, online – conta.

Segundo dados da Ipsos Marplan, o uso dessa tecnologia está crescendo entre os produtores rurais.

– Existe uma evolução clara das mídias, nas quais este produtor toma as informações. Estão cada vez mais presentes os smathphones, a Internet, os tablets, fazendo parte do dia a dia do homem do campo hoje – fala o diretor de tecnologia e informações da ABMRA, Maurício Mendes.

• Baixe os aplicativos do Canal Rural

A pesquisa

O estudo tem como objetivo identificar o perfil do produtor rural, na agricultura e na pecuária. Foram entrevistadas 2581 pessoas responsáveis pela decisão de compra nas propriedades rurais. O analista da Ipsos, Alexandre Torres, explicou que a escolha dos entrevistados privilegiou os produtores rurais responsáveis por decisões de compra na fazenda.

 – Nós procuramos o principal responsável pela compra de insumos agrícola, principal responsável pela administração das propriedades nas diferentes localidades do país. Estas entrevistas foram pessoais, o entrevistador foi até a propriedade, buscou esta pessoa, fez a entrevista com ela. Contabilizamos 11 culturas agrícolas e quatro pecuárias e isto representa o cenário do agroprodutor brasileiro, quer dizer, como se reflete no país – explica Torres.

Clique aqui para ver o vídeo