Café industrializado ganha espaço no mercado internacional

Parceria entre ApexBrasil e Abiec tem colaborado para aumento da vendasO café industrializado está ganhando espaço no mercado internacional. Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) tem colaborado para o aumento das vendas do produto. O Projeto Setorial Integrado (PSI) de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados é divulgado pela primeira vez no Salão Internacional de Alimentação, que ocorre até esta quarta, dia 22, em Lisboa.

O projeto tem estimulado o aumento das vendas mundiais de café produzido no Brasil com maior valor agregado. A partir de 2002, quando foi firmado o primeiro convênio entre a ApexBrasil e a Abic, a exportação com marca brasileira tem assumido característica mais consistente de negócios. Nesses sete anos, em função das ações do PSI, as vendas de café industrializado tiveram aumento de quase 800%. Saíram de US$ 4 milhões em 2002 para US$ 35,6 milhões em 2008. Em Portugal, as vendas de café industrializado saltaram de US$ 86 mil s em 2007 para US$ 225 mil no ano passado, aumento de 161%.