Governo e curtumes negociam medidas para o couro

Setor espera linha de crédito para apoiar exportações e garantir capital de giroO setor de couro brasileiro sofre com a queda de mais de 50% nas vendas externas em 2009. O governo estuda a liberação de crédito para capital de giro e estímulo às exportações do produto.

Produtores, exportadores e governo estão negociando medidas para minimizar os efeitos da crise na atividade. Entre elas, a criação de linhas de crédito para apoiar as exportações e garantir capital de giro aos curtumes. O Brasil é o segundo maior produtor de couro do mundo e ocupa o quarto lugar no ranking de exportadores. A principal razão das dificuldades é a redução de 57% nas compras de mercados importantes, como China, Itália e Índia. Enquanto espera soluções para os problemas causados pela crise econômica, o setor busca alternativas.

? A gente espera que as medidas que os governos dos principais países estão tomando, que essas medidas sejam eficazes em curto prazo até para os países demandantes ? afirma o presidente do Centro Industrial de Curtumes do Brasil, Luiz Augusto Bittencourt.