BM&FBovespa está atenta ao mercado futuro de gado de reposição

Intenção é ampliar as ferramentas de negociação e proteção para o pecuaristaO mercado de reposição de bovinos está chamando a atenção da BM&FBovespa. Segundo a gerente de Desenvolvimento de Clientes e Mercados da bolsa, Fabiana Perobelli, se espera maturidade do segmento, com presença de mais compradores e vendedores, para que seja possível o lançamento de contratos futuros do produto, nos mesmos moldes do que já existe para o boi gordo.

• Leia mais notícias do setor

– A intenção é ampliar as ferramentas de negociação e proteção para o pecuarista. Precisamos de um mercado físico de reposição melhor para avançarmos em contratos futuros – disse.

A falta de liquidez, inclusive, foi um dos fatores que levaram ao término dos contratos futuros de bezerros na BM&F, que foram negociados entre 2002 e 2005. Conforme Fabiana, essa maturidade está se consolidando nos futuros do boi gordo, que neste ano já apresenta volume de negociação maior do que o mesmo período de 2013.

– Não sabemos ainda se bateremos o recorde de 2008, mas a tendência é de crescimento – declarou.

Segundo a gerente, além da maior consciência do produtor na utilização da ferramenta de negociação e proteção, a prudência do setor se mostrou na recente notícia de suspeita de um caso atípico de vaca louca em um animal em Mato Grosso.

– Assim que a notícia foi divulgada, ainda sem muitos detalhes, os contratos reagiram com venda. Mas quando mais informações circularam, como a idade do animal, por exemplo, os contratos voltaram a seguir os fundamentos atuais da pecuária – explicou.

Apesar dos sinais de amadurecimento, a gerente acredita que ainda há uma falta de informação dos benefícios dos instrumentos do mercado futuro, principalmente para quem não faz parte diretamente do setor.

Agência Estado