O destaque do levantamento de abril ficou por conta do preço de venda da safra, no ICPRural alta de 46% e no ICPSoja alta de 25%. O aumento do subíndice Insumos no ICPRural é reflexo do aumento no investimento em controle pragas nos cultivos de soja, como a lagarta helicoverpa, que resultou em um aumento na compra de agrotóxicos.
O ICPRural de abril fechou acima dos 100 pontos (104,3) um aumento de 12% em relação a janeiro, indicando produtores mais confiantes. Este é o maior valor registrado nas últimas duas rodadas. Dos subíndices que compõem o ICPRural, apenas Preço e Insumos fecharam acima dos 100 pontos, mostrando que apesar da alta registrada no preço dos insumos há alguns meses os produtores não diminuíram e, em algumas situações, elevaram a utilização de insumos em suas lavouras.
O ICPSoja fechou a rodada estável em relação à rodada de janeiro, marcando 114,5 pontos. Este resultado expressa a constante confiança dos sojicultores para a safra de 2014. O destaque da rodada ficou para o subíndice Preço que fechou a rodada de abril com forte alta de 25%, quando comparado a rodada de janeiro.
Assim como no ICPRural, a baixa produtividade, resultado do clima desfavorável, foi apontada como o principal motivo desse significativo aumento. Em comparação ao mesmo período de 2013 o ICPSoja registrou alta de 7,2%.
• Veja o relatório completo do ICPRural e ICPSoja