• Veja outras edições do programa
– A única informação confiável que sem tem no mercado hoje é o preço. Não se tem dados de consumo de milho no Brasil e nem de qual é o tamanho do rebanho bovino. Algumas consultorias fazem estimativas de safra, que são bem feitas, mas falta gente vendo de perto a produção. É preciso ter esses números para poder vender – explica.
Para Wedekin, é papel dos governos federal e estadual minuciar essas informações, através de seus institutos de pesquisa, além de capacitar os produtores e as cooperativas.
– Junto com as cooperativas, os governos devem levar esse conhecimento mercadológico para os produtores. Assim, os agricultores podem tomar sua decisão de o que plantar e como vender – reforça.
Segundo o analista, com conhecimento, o produtor pode fazer uma boa gestão comercial.
– Da mesma forma que o produtor adquiriu conhecimento e capricha na tecnologia, ele precisa se dedicar mais para a comercialização. Ele precisa agregar mais processamento comercial e financeiro – conclui.
• Assista ao programa aqui: